quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Evolução da comunicação

A Comunicação não têm data definida, mas é necessário afirmar que ela sempre existiu.






Evolução da História da Comunicação

Segundo Jean Cloutier, esta dividida em quatro níveis:

- Comunicação Interpessoal

- Comunicação de Elite

- Comunicação de Massa

- Comunicação Individual

Este autor (Jean Cloutier), considera que todos estes Níveis da Comunicação se complementam uns com os outros, funcionando como as hierarquias, ou seja, cada nível superior já tem incluído o nível inferior, mas aperfeiçoado.


Comunicação Interpessoal

É um método de comunicação que fomenta a troca de informação entre duas ou mais pessoas, porque prevê obrigatoriamente um emissor e um receptor. Cada pessoa, é denominada como interlocutor, que irá fazer a troca de informações baseada na sua experiência, formação educacional, repertório cultural, etc., ou seja, todo o seu conhecimento.

Lembremo-nos que vivemos numa sociedade de cultura diversificada e que o que por vezes parece obvio para um não é para o outro, e falo nisto porque? Porque o sucesso da comunicação tanto depende da forma como a mensagem é transmitida como da própria compreensão da mesma.


Comunicação de Elite

Este método de comunicação resume-se em poucas palavras, pois pode ser um desenho, um esquema, assim como também, a escrita fonética.


Comunicação de Massa

Este é o método que faz com que a informação chegue ao maior número de pessoas ao mesmo tempo. Teve inicio em 1455 com o aparecimento da imprensa através de Johannes Geinsfleish Gutenberg. Com a evolução, actualmente utilizamos para esses fins, a televisão, a rádio, as revistas, os jornais, a internet, etc.

Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para alienar, determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos.


Comunicação Individual

Com este método de comunicação, o homem passa a ter a oportunidade de recolha de informação, através de outros tipos de fontes, onde ele se informa individualmente e forma. Isto proporciona o aparecimento de nonas linguagens e novos media.

Sem comentários: